O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve concluir a reforma ministerial com alterações em quatro pastas e a criação de duas secretarias com status de ministério ainda esta semana. Duas reuniões decisivas ocorrem nesta segunda-feira para acabar com o impasse em torno do Ministério dos Transportes.
Lula, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e técnicos discutem nesta segunda o formato da Secretaria dos Portos, que deve ser entregue ao PSB. Depois disso, o presidente recebe o senador Alfredo Nascimento (PR-AM). No encontro, o presidente deverá convidá-lo à pasta que comandou de 2004 a 2006.
Apesar de Lula precisar definir os titulares da Previdência e do Desenvolvimento Agrário, a dificuldade resume-se aos Transportes diante da disputa entre PSB e PR. A posse dos novos ministros deve ser marcada para quarta-feira, segundo auxiliares do presidente.
Lula nomeará Miguel Jorge para o lugar de Luiz Fernando Furlan no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Pedro Brito para a Secretaria dos Portos; e o jornalista Franklin Martins para a secretaria de Comunicação Social, que aglutinará as funções de publicidade governamental e relacionamento com a imprensa.
O Ministério da Previdência está prometido ao PDT e a definição afunila-se entre o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o secretário-geral, Manoel Dias. No caso do Desenvolvimento Agrário, Lula espera o PT resolver quem será o indicado; é possível a manutenção do ministro Guilherme Cassel no cargo.
Lula deve concluir reforma esta semana
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve concluir a reforma ministerial com alterações em quatro pastas e a criação de duas secretarias com status de ministério ainda esta semana. Duas reuniões decisivas ocorrem nesta segunda-feira para acabar com o impasse em torno do Ministério dos Transportes. (Leia Mais)
Segunda, 26 de Março de 2007 às 08:52, por: CdB