O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, durante discurso no Complexo do Alemão (RJ), que o aumento do número de pessoas vivendo em situação degradante no país não é “obra de Deus”, mas sim “descaso” dos que governaram o país nos últimos 30 anos.
- É importante ter o entendimento político de por que o Brasil empobreceu tanto e por que aumentaram as pessoas que moram em situação degradante, porque dá a impressão que Deus não gosta dos pobres. Isso não é obra de Deus. Isso é o descaso que os governantes dos últimos 30 anos tiveram com o povo pobre deste paí - afirmou.
Lula disse também que a relação entre a polícia e os moradores das favelas cariocas deve mudar.
- Nem vocês podem ver a polícia como inimiga e nem a polícia pode ver vocês como bandidos. Não é possível - disse.
Segundo ele, é preciso estabelecer uma relação harmônica entre a sociedade e os policiais.
Ele afirmou ainda que com o lançamento do programa Território da Paz, evento do qual participou no Complexo do Alemão, a polícia deve ter presença constante na comunidade.
- Não queremos mais aquela polícia que aparece de quando em quando, sem saber tratar quem é bom e que não é bom, achando que todo mundo como se fosse inimigo - disse.
Mais uma vez, o presidente disse que os morros cariocas aparecem apenas nas páginas policiais dos jornais, passando a impressão de que não há “uma fruta boa nesse pé de laranja”. E completou: “Num pé de laranja que tem mais de 200 laranjas às vezes tem uma podre e nós precisamos tirá-la sem machucar as outras 199 que são boas e vão amadurecer e servir para muita coisa neste país.”
Segundo ele, muitos jovens que ingressam na criminalidade são vítimas da falta de políticas sociais e educacionais nos últimos governos.
- Quando vemos na tevê um jovem de 25 anos ser preso, esse jovem é vítima da políticas sociais e educaionais e econômicas que nunca tivemos neste país. Portanto, o estado tem culpa desse jovem ter virado bandido - afirmou.
O programa Território da Paz, do Ministério da Justiça, levará para o Complexo do Alemão um conjunto de 20 projetos na área de segurança pública e ações sociais.
O Território da Paz representa uma nova etapa do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) compreendendo a implementação simultânea de projetos de segurança e sociais nas comunidades.
Na terça-feira, o programa foi lançado no bairro Santo Amaro, considerado um dos mais violentos do Recife.