Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Lula defende liberdade de expressão em lançamento de canal de notícias

Quinta, 27 de Setembro de 2007 às 19:15, por: CdB

A imprensa brasileira desfruta atualmente das conquistas asseguradas pelos que lutaram pela democratização do país, afirmou nesta quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração foi feita em São Paulo, na cerimônia de inauguração do canal de televisão Record News. O presidente ressaltou que a mídia no Brasil conta com segurança institucional para informar.
 
— Graças aos esforços de tantos que lutaram pela democracia no país, a imprensa hoje tem plena liberdade para exercer sua missão —, destacou.
 
— A Constituição e as leis garantem a livre atuação dos meios de comunicação —, completou.

Segundo Lula, o governo também está engajado com a defesa da liberdade de expressão.
 
— Às garantias institucionais se soma o firme compromisso do governo de não permitir qualquer tipo de cerceamento à imprensa em nosso país —, declarou.
 
Lula afirmou ainda que a imprensa está se ajustando a uma nova postura do público ao dizer que “os cidadãos estão cada vez mais exigentes e críticos. O público não mais absorve passivamente as informações e opiniões divulgadas pelos meios. Exerce seu direito de questionar o que chega às telas de seus televisores e exige ver suas demandas e seus anseios representados”.

Para o presidente, a inauguração do primeiro canal com 24 horas diárias de jornalismo na televisão aberta representa um grande momento para a história do país, ao ampliar o acesso à informação – um dos “mais sagrados direitos democráticos”, na avaliação dele.
 
— Pela primeira vez no Brasil, uma empresa de comunicação está encarando o desafio de levar a toda a população, de forma gratuita, algo que só existia na TV por assinatura —, salientou.

Apesar dos avanços tecnológicos, Lula afirmou que pouca coisa mudou no papel da imprensa.
 
— O maior dos desafios do jornalismo continua sendo o mesmo, desde o tempo dos primeiros jornais até a era da revolução digital em que vivemos. Estou falando da missão de informar com independência, precisão, imparcialidade e eqüidade —, declarou o presidente.
 
Além de Lula, o evento reuniu autoridades como o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM). O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também compareceu ao lançamento do canal.

Tags:
Edições digital e impressa