Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Lula defende aliança com o México

No último compromisso em território mexicano, o presidente Luís Inácio Lula da Silva disse que os dois países teimaram em não se aproximar com a grandeza e a dimensão que deveriam. (Leia Mais)

Terça, 07 de Agosto de 2007 às 08:09, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, no jantar oferecido pelo presidente do México, Felipe Calderón, que durante muito tempo os dois países teimaram em não se aproximar com a grandeza e dimensão que deveriam. Lula falou de improviso no Castelo Chapultepec, no último compromisso de segunda-feira à noite, às 20h30 do horário local (22h30 em Brasília).

- Penso que os dois Estados em alguns momentos históricos - e também não queremos culpar quem veio antes de nós - deixaram de olhar o elementar: estabelecer uma política mais forte de integração entre aqueles que falam a mesma língua, que vivem as mesmas expectativas, têm as mesmas esperanças e que vivem na mesma pobreza.

Lula destacou que está havendo uma renovação na América do Sul e na América Latina. Segundo ele, o que representou o governo da América do Sul nos anos 90 não existe mais.

- Hoje estamos com uma nova safra, que pensa no desenvolvimento de cada país, que pensa em políticas sociais, que pensa em políticas de distribuição de renda, que pensa em desenvolvimento levando em conta o fortalecimento das indústrias nacionais, mas que elas intercambiem entre elas investimentos para que possamos crescer juntos.

Lula deixa o México na manhã desta terça-feira, com destino ao segundo país que visita, Honduras. A previsão de chegada à capital Tegucigalpa é 10 horas, horário local (13 horas em Brasília). Ele tem encontro no Palácio José Cecílio Del Valle, com o presidente do país, Manuel Zelaya Rosales e em seguida, os dois assinam atos e fazem declaração à imprensa.

Ao meio-dia, Zelaya Rosales oferece um almoço no palácio presidencial. À tarde, Lula tem encontro com a comunidade brasileira em Honduras, no Hotel Marriot. Logo depois, participa de cerimônia de encerramento do Encontro Empresarial Brasil-Honduras. No fim da tarde, Lula viaja para Manágua, na Nicarágua.

Tags:
Edições digital e impressa