O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a reunião de coordenação política do governo, nesta sexta-feira, “lamentou” as denúncias envolvendo o uso de passagens por parlamentares e o desentendimento entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro participou do encontro e disse que “essa não foi uma semana boa para ninguém”.
Em relação às denúncias evolvendo o Congresso, o presidente Lula disse que é preciso que tenham um fim.
– O presidente lamentou. Disse que era preciso chegar a um final nisso, que é muito ruim para o Congresso a forma como atingiu a todos e que o cidadão não tinha como entender por mais que fossem dadas explicações – afirmou Múcio.
O ministro disse que Lula lamentou também a discussão ocorrida entre o presidente do STF, Gilmar Mendes e o ministro Joaquim Barbosa.
– Lamentamos. São dois amigos, é um Poder, é a imagem. Não foi uma semana boa para ninguém.
Lula também fez um balanço da recente viagem a Trinidad Tobago, onde mais uma vez encontrou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a 5ª Cúpula da Américas.
– O presidente ficou impressionado com o jeito fraternal de Obama, com o fato de conversar com todos os presidentes, com o cumprimento ao presidente Hugo Chávez [da Venezuela]. Ele disse ter a certeza que Obama estava inaugurando um novo tipo de relação com os países da América Latina – revelou Múcio.
Questionado se os recentes ataques do PPS ao governo foram discutidos durante a reunião, o ministro negou e afirmou que a oposição apenas está fazendo o papel esperado.
– Estranho seria se a oposição estivesse elogiando. Está no papel dela, o de fazer oposição e o de criticar até o que não aconteceu – disse.
Em propaganda na TV e no rádio, o partido tem atacado o governo e dito que Lula pretende fazer alterações na caderneta de poupança, a exemplo do que fez o ex-presidente Fernando Collor.
Dessa vez, temas econômicos não foram tratados na reunião devido à ausência dos ministros da Fazenda, Guido Mantega e do Planejamento, Paulo Bernardo, que estão em viagem. O ministro da Justiça, Tarso Genro, também não participou da reunião de coordenação política.
Além de Múcio e Lula, estavam presentes o vice-presidente, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci.