Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Lula considera PAC e Plano da Educação complementares para o país

Terça, 24 de Abril de 2007 às 13:23, por: CdB

Ao lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o conjunto de medidas para a educação é complementar ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Juntos, os dois projetos asseguram a construção de um novo Brasil, na opinião de Lula.

- Para diminuir a desigualdade entre as pessoas, a alavanca básica é a educação. Para diminuir a desigualdade entre as regiões, a alavanca básica são os grandes programas de desenvolvimento que ampliam a infra-estrutura produtiva e social. Dessa forma, PAC e PDE são anéis de uma mesma corrente em favor da construção de um novo Brasil -, avalia o presidente.

Segundo ele, o Plano de Desenvolvimento da Educação garante um aumento significativo de recursos para a educação.

- Eu quero ser testemunha aqui de que o companheiro Guido Mantega [ministro da Fazenda] e Paulo Bernardo [ministro do Planejamento] nunca tiveram tão mão aberta para que a gente pudesse concluir esse programa -, disse.

Lula destacou, no entanto, que os problemas do ensino não se restringem a quantidade de investimentos. Por isso, o plano traz, ao mesmo tempo, um conjunto de medidas modernizadoras e um instrumento de mobilização nacional.

Tags:
Edições digital e impressa