Rio de Janeiro, 13 de Outubro de 2026

Lula compara eleição de Obama com a de Mandela

Terça, 11 de Novembro de 2008 às 16:53, por: CdB

A eleição de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pode ser comparada com a eleição de Nelson Mandela para a Presidência da África do Sul. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, em Roma, após almoçar com o primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, Lula falou da importância da eleição de um negro para a Presidência dos Estados Unidos.

- Eu vejo a eleição de Obama para a Presidência dos Estados Unidos como foi a eleição do Nelson Mandela para a Presidência da África do Sul. Isso teve uma grande importância para todo o mundo. A eleição de Mandela ocorreu quando os negros perceberam que eram maioria - disse Lula, ao lado de Berlusconi, que foi muito criticado na semana passada por ter chamado Obama de “bronzeado”.

Símbolo da luta contra o apartheid, Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, país com grande maioria negra colonizado pelos ingleses. Mandela governou o país de 1994 a 1999.

Para Lula, o que de mais importante que aconteceu no mundo depois da deflagração da crise econômica foi a eleição de Barack Obama. Mais cedo, em um encontro com sindicalistas, Lula comparou o feito com sua própria história.

- Não é qualquer coisa eleger um negro como presidente dos Estados Unidos. Como não foi qualquer coisa o Brasil eleger um torneiro mecânico ou a Bolívia eleger um índio ou o Paraguai eleger um bispo da Igreja Católica para presidente - disse.

Tanto Berlusconi quanto Lula reconheceram que a responsabilidade de Obama é muito grande. De acordo com o presidente brasileiro, a própria crise foi um elemento que motivou sua votação.

- Uma das razões pelas quais ele foi eleito foi a própria crise. E eu acho que, inteligente como ele parece ser, se esta crise não for debelada logo, um ano depois vai ficar na responsabilidade dele - disse Lula.

De acordo com assessores do governo brasileiro, a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos vem trabalhando para articular um encontro de Lula com o presidente eleito para a próxima semana, quando o presidente brasileiro estará em Washington para a reunião do G20. No entanto, ainda não há confirmação se o encontro realmente acontecerá visto que o próprio Obama divulgou, por meio de sua assessoria, que permanecerá afastado das negociações do G20 para evitar o que se chamaria de “posse antecipada”.

Tags:
Edições digital e impressa