Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2026

Lula comemora com Chirac Dia do Brasil e Queda da Bastilha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu ao desfile militar em comemoração à data nacional francesa, na manhã desta quinta-feira, na Praça da Concórdia, em Paris. Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a banda de Fuzileiros Navais e a Esquadrilha da Fumaça participam do evento. (Leia Mais)

Quinta, 14 de Julho de 2005 às 08:53, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assistiu ao desfile militar em comemoração à data nacional francesa, na manhã desta quinta-feira, na Praça da Concórdia, em Paris. Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a banda de Fuzileiros Navais e a Esquadrilha da Fumaça participam do evento.

O 14 de julho passou para a história como o dia em que a França adotou como forma de governo a República em substituição à Monarquia. O episódio ficou conhecido como a Queda da Bastilha.

Ocorrida em 1789, a tomada da Bastilha (fortaleza parisiense que serviu de prisão do Estado absolutista francês) marca o início do movimento revolucionário em que a burguesia francesa tirou do poder a aristocracia e a monarquia absolutista.

Às 14h15, Lula participou de uma recepção oferecida pelo presidente francês, Jacques Chirac, nos jardins do Palácio do Eliseu. Logo depois, vai para o Carreau du Temple - pavilhão tombado de 2.400 metros quadrados que fica no bairro do Marais, um dos mais tradicionais de Paris - onde visita o Espaço Brasil.

Trata-se de um centro de arte e cultura brasileiras instalado no local por ocasião do Ano do Brasil na França. O espaço ficará aberto à visitação pública até setembro, com apresentação de shows, peças de teatro, filmes, espetáculos de dança e exposições de artes plásticas, fotografia e artesanato.

Ainda nesta quinta-feira, Lula terá mais dois compromissos oficiais. O primeiro, às 17 horas, quando se reúne com um grupo de prefeitos franceses, na residência oficial de Marigny. O outro compromisso, ainda em comemoração à data nacional francesa e ao Ano do Brasil no França, será às 22h30, quando assiste à queima de fogos de artifício na Torre Eiffel.

Acompanham Lula na visita a Paris os ministros Luiz Dulci, da Secretaria-geral da Presidência; Tarso Genro, da Educação; Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Celso Amorim, das Relações Exteriores; Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Gilberto Gil, da Cultura.

Tags:
Edições digital e impressa