Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Lula classifica ataques no Rio de "terrorismo"

Em pronunciamento à nação no Parlatório do Palácio do Planalto, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que os ataques violentos que ocorreram no Rio de Janeiro nos últimos dias serão tratados como atos terroristas. "Essa barbaridade que aconteceu no Rio de Janeiro não pode ser tratada como crime comum. Isso é terrorismo e tem que ser combatido com a política forte e mão forte do Estado brasileiro". (Leia Mais)

Segunda, 01 de Janeiro de 2007 às 19:01, por: CdB

Em pronunciamento à nação no Parlatório do Palácio do Planalto, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que os ataques violentos que ocorreram no Rio de Janeiro nos últimos dias serão tratados como atos terroristas.

- Essa barbaridade que aconteceu no Rio de Janeiro não pode ser tratada como crime comum. Isso é terrorismo e tem que ser combatido com a política forte e mão forte do Estado brasileiro. Já extrapolou o banditismo convencional que nós conhecíamos - afirmou ao público que acompanhava o discurso na Praça dos Três Poderes.

Lula afirmou que vai discutir o caso com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o novo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que participaram da solenidade.

- Nós não podemos continuar a permitir a inquietação dentro de cada casa.

De acordo com o presidente, a onda de violência no Rio não é culpa dos governos federal, estadual e municipal, mas resultado de "um processo de degradação da sociedade brasileira".

Ele destacou que a população precisa ajudar o governo a achar uma solução para a falta de segurança.

- A sociedade como um todo precisa assumir a responsabilidade de ajudar os estados, municípios e o governo federal a encontrar uma solução definitiva. Não creio que tenha no Brasil nenhuma alma que possa compactuar com a barbaridade que foi feita por alguns facínoras.

Tags:
Edições digital e impressa