O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, durante visita à Torre de Belém, que, não por acaso, escolheu Portugal como destino de sua primeira visita de Estado.
- Temos um relacionamento à altura de nosso passado - lembrou, acrescentando que hoje Brasil e Portugal têm um novo desafio: a construção de um espaço comum, onde a identidade lingüística e cultural se transforme em realidade política na cena internacional.
- Somos países irmãos, não apenas por uma amizade secular, vínculos históricos, étnicos, culturais e lingüísticos. Somos unidos, cada vez mais, pelas novas possibilidades que a cooperação oferece para o desenvolvimento e bem-estar de nossos povos. Estamos convencidos da necessidade de ampliar e estreitar ainda mais esses laços – disse Lula.
- Durante esta minha visita, estou seguro que identificaremos formas inovadoras de aprofundar e aperfeiçoar essa parceria nos campos social, econômico-comercial e científico-tecnológico - garantiu o presidente, durante a cerimônia oficial de recepção oferecida pelo presidente de Portugal, Jorge Sampaio.
O presidente disse, no entanto, que é necessário também levar esse patrimônio de realizações e conquistas dos dois países para o plano da ação internacional, o que deverá ser feito por meio dos foros multinacionais e, mais particularmente, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).