Decreto da TV digital mantém monopólio
Segundo a Folha de S. Paulo desta segunda-feira, o decreto que Lula assinará nesta semana, instituindo a TV digital no país, vai manter o "monopólio do ar" exercido pelas grandes redes. Como pediram em ofício ao presidente, elas receberão um novo canal de seis megahertz. Assim, se fecha por dez anos o espectro de UHF e VHF em São Paulo e Rio para novas redes de TV e para outros usos das freqüências, como internet e telefonia. E não se aproveita a ocasião para democratizar as concessões, distribuindo novos canais para entidades da sociedade civil organizada, como faria um governo democrático. Como tem feito desde o início de seu governo, cada vez que se defronta com interesses de grupos poderosos, Lula afina.
Sobre galinhas e cacarejos
"Eles estão cacarejando sobre os ovos postos por outros". A frase é de Fernando Henrique Cardoso, numa estranha disputa com Lula sobre quem foi a galinha. O debate entre Lula e o candidato tucano Geraldo Alckmin, pelo visto, vai se resumir mesmo à disputa sobre a paternidade de programas assistencialistas ou a um duelo para quem roubou mais e quem roubou menos
Outro espetáculo do crescimento?
Lula prometeu, no discurso em que assumiu que é candidato, que num segundo mandato a ênfase será dada ao crescimento. Mas prometeu, também, manter a política econômica. Ora, ele sabe - ou deveria saber - que sem mexer nas taxas de juros e nos lucros obscenos dos bancos, não haverá crescimento significativo. Isso tudo está com cara de mais uma promessa do tipo de outra que já fez: "Daqui a seis meses teremos o espetáculo do crescimento". Lembram-se?
Refrescando a memória
Em 2005 o Brasil teve o segundo pior crescimento econômica nas Américas. Cresceu apenas 1,3%. Só ganhou do Haiti, país destroçado e sob ocupação militar. E muita gente na grande imprensa continua falando em êxitos da política econômica tucano-petista... Só se for êxito para os bancos e para os que vivem de aplicações financeiras.
<