Rio de Janeiro, 20 de Fevereiro de 2026

Lula assume comando das articulações para prorrogar CPMF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, definitivamente, o comando das articulações para prorrogar a CPMF, e tratará do assunto em duas reuniões nesta terça-feira.(Leia Mais)

Terça, 02 de Outubro de 2007 às 09:45, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu, definitivamente, o comando das articulações para prorrogar a CPMF, e tratará do assunto em duas reuniões nesta terça-feira. Na tentativa de acalmar a crise, iniciada com a rebelião do PMDB no Senado na semana passada, discutirá em uma reunião com o Conselho Político - formado por parlamentares da base aliada - as próximas votações no Congresso e, em jantar, encontrará os 19 senadores da bancada peemedebista.

Lula quer evitar novos sustos como o que provocou a derrubada da medida provisória que criava a Secretaria de Ações de Longo Prazo e teme que o cronograma de votação da CPMF não seja cumprido. O imposto do cheque precisa ser aprovado até o fim deste ano para que continue a valer. Em 2008, a previsão de arrecadação é de R$ 38 bilhões.

Na última segunda-feira, mais uma vez, o governo fracassou na tentativa de dar andamento à tramitação da CPMF na Câmara ao não conseguir quórum suficiente na Casa para abrir a sessão, que ficou para esta terça-feira. É a segunda vez que isso acontece. São necessárias cinco sessões entre o primeiro e o segundo turnos da votação do imposto do cheque para que se cumpra o prazo regimental e a CPMF volte para a pauta.

A previsão do Planalto é que a votação aconteça no próximo dia 9 para que, em seguida, a CPMF siga para o Senado, onde o governo encontra mais dificuldades na aprovação. Para prorrogar a CPMF, são necessários mais um turno na Câmara e dois no Senado, onde o governo tem mais dificuldades.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, também afirmou nesta terça-feira que o governo irá se esforçar para aprovar a prorrogação da CPMF com a alíquota de 0,38%. Ele culpou a oposição por não ter negociação.

Tags:
Edições digital e impressa