Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

Lula anuncia Luciano Coutinho para presidência do BNDES

Quarta, 18 de Abril de 2007 às 16:17, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o economista e professor da Unicamp Luciano Coutinho para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A informação foi dada pelo porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.
 
Coutinho substituirá Demian Fiocca, que pode ser indicado para a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, atualmente ocupada por Tarcílio Godoy, funcionário de carreira da instituição.
 
- O presidente julga que o Fiocca pode contribuir com o governo por ser um excelente quadro. Mas não está definido qual seria o outro cargo -, afirmou o porta-voz.
 
Lula recebeu Coutinho nesta quarta-feira em audiência no Palácio do Planalto com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. O BNDES é subordinado ao Ministério. Coutinho não era a primeira opção de Jorge para o banco, a preferência era o ex-vice-presidente do banco Santander, Adolfo Funcia Murgel.
 
A escolha demonstrou que prevaleceu a ligação com Lula e não com o ministério. Coutinho, por exemplo, chegou a ser convidado para ocupar o Ministério do Planejamento logo após a vitória de Lula em 2002, mas recusou o convite.
 
Antes da nomeação de Miguel Jorge para o Desenvolvimento, o nome do economista da Unicamp surgiu como opção para o lugar de Luiz Fernando Furlan. Coutinho foi secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia do governo do ex-presidente José Sarney (1985-1990).

Tags:
Edições digital e impressa