Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2026

Lula agenda visita ao Rio para ver de perto obras contra enchentes

Segunda, 16 de Novembro de 2009 às 10:37, por: CdB

O governo do Rio de Janeiro confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Estado no dia 25 deste mês para visitar as obras do Projeto Iguaçu, que tem retirado famílias das margens dos rios e dragado os principais canais da Baixada Fluminense.

O Projeto de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Iguaçu/Botas e Sarapuí – conhecido como Projeto Iguaçu – tem como meta o combate às enchentes na Baixada Fluminense, sobretudo em Nova Iguaçu, Mesquita, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e parte de Bangu e Senador Camará, na zona oeste do Rio. Orçado em R$ 270 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto vai beneficiar cerca de 2,5 milhões de habitantes, com o desassoreamento de 726 quilômetros quadrados de rios.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) no governo Moreira Franco, mas não tinha saído do papel. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos pelas secretarias do Ambiente e de Habitação e visam à retirada de mais de 960 famílias que estavam nas margens dos rios e a construção de unidades habitacionais para abrigá-las, a dragagem dos rios e canais da região, além da urbanização das margens, com a construção de ruas, calçadões e áreas de lazer para a comunidade.

Tags:
Edições digital e impressa