Rio de Janeiro, 15 de Abril de 2026

Lula: Acordo definitivo com a OMC pode sair ainda neste ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) pode sair ainda neste ano. Segundo ele, os encontros com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e com a chanceler alemã, Ângela Merkel, durante a Cúpula União Européia - América Latina e Caribe, na Áustria, serviram para acertar pontos de um acordo capaz de destravar a pauta de negociações multilaterais. (Leia Mais)

Segunda, 15 de Maio de 2006 às 09:52, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse  nesta segunda-feira que o acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC) pode sair ainda neste ano. Segundo ele, os encontros que teve com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e com a chanceler alemã, Ângela Merkel, durante a Cúpula União Européia - América Latina e Caribe, na Áustria, serviram para acertar pontos de um acordo.

De acordo com o presidente, para que o acordo seja firmado, é preciso que os Estados Unidos reduzam os subsídios agrícolas, a União Européia abra seu mercado agrícola para as nações pobres e o G-20 (grupo de 20 países em desenvolvimento), liderado pelo Brasil, flexibilize o acesso dos países ricos aos bens industriais.

- Se os três blocos conseguirem configurar esse triângulo de objetividade que temos de cumprir, nós poderemos surpreender o mundo com um acordo que parecia impossível. Eu estou convencido de que se cada um assumir a sua responsabilidade, nós poderemos, finalmente, assinar um grande acordo comercial no mundo que possa permitir que os pobres possam vender seus produtos agrícolas nos países mais ricos.

Lula disse que o assunto pode ser abordado durante a Cúpula do G-8 (os sete países mais ricos do mundo e a Rússia), que ocorrerá em julho em São Petersburgo, na Rússia.

- Se cada um cumprir a sua função, nós poderemos, em julho, quando estivermos em São Petersburgo, marcar uma reunião em Berlim ou em qualquer outro lugar da Europa e firmarmos o acordo definitivo da OMC, que eu acho que será um avanço para os próximos 20 ou 30 anos na questão do comércio internacional - acrescentou.

Tags:
Edições digital e impressa