A rentabilidade dos grandes bancos brasileiros no primeiro semestre deste ano foi o dobro da rentabilidade dos bancos americanos, de acordo com um estudo da consultoria Economática. A mediana da rentabilidade dos quatro maiores bancos brasileiros – Itaú, Bradesco, Unibanco e Banco do Brasil – foi de 14,55% em relação ao patrimônio líquido no primeiro semestre deste ano, enquanto os bancos americanos tiveram uma rentabilidade de 7,36% no mesmo período.
Os dados consideram apenas o primeiro semestre, o que abre a possibilidade de uma rentabilidade anual próxima a 30% se as condições se mantiverem no segundo semestre.
— De cada R$ 100,00 de patrimônio, os bancos brasileiros tiveram um lucro de R$ 14,55 em seis meses —, explica o economista Einar Rivero, gerente de relações institucionais da Economática e autor do trabalho.
Ele analisou os balanços semestrais dos 20 maiores bancos brasileiros e americanos, por patrimônio líquido, que já divulgaram balanço neste semestre – só um da lista, o Bank of New York, ainda não divulgou o balanço.
No topo da lista de rentabilidade sobre o patrimônio líquido estão os quatro brasileiros. Itaú, com 16%, Bradesco, com 15,37%, Unibanco, com 13,72% e Banco do Brasil, com 11,5%.
Em quinto lugar está o americano US Bancorp, que teve uma rentabilidade de 11% no primeiro semestre. Todos os outros 15 bancos tiveram rentabilidade inferior a 10% nos primeiros seis meses deste ano.
Na semana passada, quando começaram a ser divulgados os dados dos balanços dos bancos brasileiros, com lucros recordes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a situação seria pior se os bancos tivessem prejuízos.
— Mais impressionante será o dia em que os bancos derem prejuízo e o governo tiver que criar um Proer para ajudá-los, aí o prejuízo é total —, afirmou o presidente, respondendo a um jornalista que perguntou sobre o "resultado impressionante" dos bancos brasileiros.
— Eu não quero que ninguém tenha prejuízo, porque na hora em que alguém tiver prejuízo, eu sei que tentam jogar nas costas do povo mais pobre. Como eu não quero que o povo mais pobre perca, eu quero que todos continuem ganhando —, disse Lula.
Lucro dos bancos brasileiros é o dobro dos americanos
Terça, 14 de Agosto de 2007 às 15:50, por: CdB