Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Lucro de Renan é colocado em dúvida por reportagem

Quinta, 14 de Junho de 2007 às 18:51, por: CdB

Uma reportagem veiculada nesta quinta-feira pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, informa que foram encontradas supostas irregularidades nos documentos apresentados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na defesa feita ao Conselho de Ética da Casa. Renan é acusado de quebra de decoro parlamentar por supostamente ter usado o lobista Cláudio Gontijo, da construtora Mendes Júnior, para pagar pensão e aluguel da jornalista Monica Veloso, com quem Renan tem uma filha.

Os documentos apresentados por Renan justificariam ao Conselho de Ética que seus rendimentos seriam compatíveis com a pensão que pagou para a jornalista Mônica Veloso. Em sua defesa o senador alegou que os pagamentos foram feitos em dinheiro vivo.

Depoimentos colhidos pela reportagem do Jornal Nacional supostamente contradizem a defesa do senador. Renan afirmou ser dono de três fazendas e teria arrendado outras três. Ele diz ter 1.700 cabeças de gado que teriam lucrado R$ 1,9 milhão nos últimos quatro anos. Everaldo de Lima Silva, administrador das fazendas ouvido pela reportagem, disse que Renan teria cerca de 1.100 cabeças de gado.

Através de sua assessoria, Renan afirmou que já tinha dado sua versão para o Jornal Nacional. De acordo com o programa, o senador afirmou que tem como provar a legalidade da venda do gado com notas fiscais, guias de transporte animal e cópias de cheque.

O senador disse ao Jornal Nacional que o dinheiro arrecadado com a venda do gado foi depositado em sua conta pessoal e que a negociação foi feita pelo veterinário Gualter Peixoto, que presta serviço para o senador em Alagoas.

Renan disse, ainda, que não é problema dele se algum empresário enganou o fisco e que pediu à Secretaria da Fazenda de Alagoas documentos sobre os negócios realizados.

Sobre o administrador das fazendas, o senador disse que Everaldo de Lima Silva, "não tem noção" do tamanho do rebanho.
 
 

Tags:
Edições digital e impressa