O fim do mundo e da humanidade estão cada vez mais próximos, na Inglaterra de 2027. A infertilidade dominou as mulheres, ninguém nasceu nos últimos 18 anos, e a extinção parece iminente e inevitável. Nesse cenário se desenrola "Filhos da esperança", novo longa do diretor mexicano Alfonso Cuarón (de "E sua mãe também" e "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban"), que estréia nesta sexta-feira nos cinemas brasileiros.
Clive Owen interpreta Theo, um ex-ativista que virou um homem desiludido e obediente. Mas tudo muda quando Julian (Julianne Moore), sua rebelde ex-namorada -com quem ele teve um filho que morreu-, reaparece precisando de ajuda.
Ela pede que Theo use sua influência para conseguir a documentação necessária e tirar a jovem Kee (Clare-Hope Ashitey) do país. A pessoa mais jovem do mundo acabou de ser assassinada e não há esperanças de um novo nascimento. Mas Kee aparece grávida de oito meses.
Tentando enfrentar seus próprios demônios e proteger a gestação da jovem, Theo e Julian se envolvem em uma perigosa caçada. E quando a chance de tirar Kee do país vai pelo ralo, o ex-ativista -que cai em si e finalmente percebe o quanto a situação do mundo está grave- a leva para a casa de seu único amigo: um cartunista aposentado (vivido pelo elogiadíssimo Michael Caine).
O filme foi baseado no romance do escrito britânico P.D.James, e o roteiro não se preocupa em voltar ao passado e dar detalhes ao espectador de como a situação chegou àquele ponto. A infertilidade feminina não é explicada, e o colapso da sociedade global é vagamente atribuído a terroristas islâmicos.
Longa de Alfonso Cuáron estréias nos cinemas brasileiros
Sexta, 08 de Dezembro de 2006 às 15:35, por: CdB