LMMS é uma DAW gratuita com tudo o que você precisa para produzir músicas no seu computador.
E trouxemos aqui um guia de uso desse poderoso softwares de produção musical para Mac, Windows e Linux que traz uma incrível biblioteca de instrumentos, presets e suporte para VST.Importante: até o presente momento o software não possui suporte para gravação de áudio. O LMMS é apenas um programa para gravação midi e uso de samples, além da edição desses. Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
LMMS: conhecendo essa digital áudio workstation (DAW)
O LMMS é para quem quer compor, sequenciar, mixar, enfim, fazer música do modo que preferir.Recomendo a leitura: Como baixar música do YouTubeEle suporta MIDI, podendo controlar instrumentos virtuais usando um teclado controlador ou mesmo o teclado do computador. Ou é possível usar o “piano roll” e fazer ajuste manuais com o teclado em notas, patterns, melodias ou acordes.Outra coisa legal é que ele suporta projetos do Hydrogen, outro software de produção musical gratuito.Na própria ferramenta há recursos como compressor, equalizador, delay, limiter, reverb, etc. Assim você pode adicionar efeitos e aprimorar suas faixas de áudio. Ele ainda traz equalizadores gráficos e paramétricos.Para baixar esse programa de produção musical basta acessar o site oficial: https://lmms.io/Depois de baixar o programa, ao abri-lo ele solicitará que você aceite a criação de uma pasta para armazenar os arquivos. Basta clicar em “yes”. Na tela a seguir você deve selecionar as configurações da sua placa de áudio e controlador midi (se possuir).
Os primeiros passos
Para fazer sua primeira gravação com essa DAW vá primeiro em “Instrument plugins”. Lá selecione o instrumento desejado clicando e arrastando ele para o campo ao lado.E agora, ao clicar sobre o instrumento nesse campo se abrirá o UI dele te permitindo configurar ao seu modo, além de escolher o instrumento.Cada um desses instrumentos ao lado traz um conjunto de instrumentos musicais e opções.Indo em “Editar” e em “Opções” você pode configurar o seu teclado midi indo no ícone de teclado na tela que surgir.Antes de gravar, é importante selecionar o andamento da sua música. Para selecionar o BPM basta ir na parte superior e dar dois cliques onde está “140”. Agora digite o andamento desejado e clique em “Ok”. Faça o mesmo com o compasso.
Gravação no LMMS
Para começar a criar músicas basta clicar no campo da grade (ao lado direito) com o mouse. Dando dois cliques se abrirá uma janela com um teclado onde você pode desenhar as notas da melodia ou harmonia.Logo acima dessa nova janela há alguns recursos como “grave notas do dispositivo MIDI”. Com esse recurso habilitado, ao tocar com o seu teclado controlador ou usando as teclas do teclado do computador isso será gravado.Para escutar o que gravou basta usar a tecla de espaço do teclado ou apertar o “play” no campo superior acima da tecla de zoom (lupa).Com o comando “Ctrl + Z” você desfaz uma ação.Ainda nesse campo, acima da lupa, temos outras funções como:- Cortar (ícone da tesoura);- Em seguida há um ícone de folha em branco que é para copiar e o ícone seguinte é para colar;- Antes do ícone da tesoura há um “Q” que é para quantizar (ajustar o áudio para que fique no tempo certo). Basta selecionar a nota e usar esses recursos.Há também nessa mesma barra de opções o recurso de “Apagar modo” (SHIFT + M). Com ele habilitado, basta clicar com o mouse, segurar e ir passando sobre as notas e elas serão apagadas.Com “SHIFT + D” você habilita o lápis e pode desenhar as notas na grade no campo do instrumento desejado.Usando o botão de rolagem do mouse é possível navegar pelas oitavas do teclado virtual, conseguindo gravar notas mais graves ou agudas.Salve seu projeto indo em “Arquivo” e depois em “Salvar como...”.
Importando e exportando arquivos
Antes de importar arquivos MIDI, é necessário configurar a soundfont, caso contrário os arquivos não terão nenhum som. Você pode baixar qualquer soundfont. Indicamos essa aqui: http://www.schristiancollins.com/generaluser.phpApós baixar o arquivo, agora vá em “Editar” - “Opções” e depois vá em “Diretórios” (ícone da pasta). Lá, em “ARQUIVO PADRÃO DE SOUNDFONT”, selecione o lugar onde está a sua soundfont. Clique em abrir, selecione o arquivo e depois clique em “Ok”.E agora será possível importar arquivos MIDI.Para importar um arquivo MIDI para o LMMS basta ir em “Arquivo” e depois em “Importar”.Com isso o arquivo se abrirá e você poderá fazer alterações como bem preferir. O arquivo será separado por faixas.
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.