Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

Livros vão orientar professores sobre ensino

Docentes da rede pública receberão livros que orientam como ensinar em cada disciplina específica da educação básica, a partir do ano que vem. Os livros servirão como mais um instrumento para auxiliá-los no dia-a-dia em sala de aula. a iniciativa serve para complementar a formação dos professores. (Leia Mais)

Terça, 28 de Julho de 2009 às 10:17, por: CdB

Docentes da rede pública receberão livros que orientam como ensinar em cada disciplina específica da educação básica, a partir do ano que vem. Os livros servirão como mais um instrumento para auxiliá-los no dia-a-dia em sala de aula.

A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O documento convoca editoras a inscreverem obras que serão avaliadas e selecionadas pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e, posteriormente, adquiridas e distribuídas pelo FNDE às escolas.

Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, a iniciativa serve para complementar a formação dos professores.

– Além do cunho metodológico, as obras trarão uma forte orientação sobre a prática com o aluno durante as aulas –, afirma.

A produção dos livros envolverá a atuação do professor em cinco segmentos da educação básica, inclusive a educação de jovens e adultos.

Para participar, cada editora deve cadastrar as obras e os respectivos autores ou sucessores legais, de 10 de agosto a 16 de outubro, no Sistema de Material Didático.  Depois, de 3 a 6 de novembro, será o período destinado a entrega da documentação exigida e dos exemplares dos livros pré-inscritos.

Todas as obras devem atender às novas normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Tags:
Edições digital e impressa