Rio de Janeiro, 26 de Janeiro de 2026

Linha 4 do Metrô revitaliza espaços públicos na Zona Sul

A Linha 4 do Metrô não garantiu apenas a redução significativa do tempo de deslocamento de quem circula pela cidade.

Quarta, 05 de Outubro de 2016 às 13:08, por: CdB

Além da entrega de praças mais convidativas ao uso público com brinquedos novos, bicicletários, entre outras intervenções, a maior obra de infraestrutura urbana executada na América Latina

Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro:

A Linha 4 do Metrô não garantiu apenas a redução significativa do tempo de deslocamento de quem circula pela cidade. Trouxe melhorias para espaços públicos nas proximidades das estações que compõem o trecho Barra da Tijuca-Ipanema. Tanto a Praça Nossa Senhora da Paz, ao lado da estação de mesmo nome, como a Praça Antero de Quental, no Leblon. Receberam uma série de benefícios para atender aos moradores e visitantes dos dois bairros da Zona Sul carioca.

metro-1.jpg
A Linha 4 do Metrô não garantiu apenas a redução significativa do tempo de deslocamento de quem circula pela cidade

Além da entrega de praças mais convidativas ao uso público com brinquedos novos, bicicletários, entre outras intervenções, a maior obra de infraestrutura urbana executada na América Latina também garantiu a entrega da reurbanização dos entornos das estações São Conrado (acesso Rocinha) e Jardim de Alah (ainda em andamento).

A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, foi devolvida à população em maio, mesma data de conclusão das obras da estação. O espaço, que é tombado e foi entregue conforme orientação do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), ganhou novos brinquedos de madeira, em substituição aos antigos de ferro, inclusive com um balanço adaptado para cadeirantes.

O local também recebeu novos bancos e bicicletários e teve a iluminação reforçada. O lago ganhou um sistema de oxigenação da água, passando por reciclagem completa a cada 15 dias. O coreto e os monumentos Crianças Brincando de Roda e A Menina dos Balões Encantados foram restaurados, assim como o monumento a Pinheiro Machado e suas mais de 300 peças de granito.

Os cuidados com a praça começaram ainda na fase de projeto, quando os engenheiros do consórcio Rio Barra. Responsável pelas obras da Linha 4, alteraram o formato da estação subterrânea para minimizar o impacto na área de lazer. Este redesenho garantiu que não houvesse escavação na área do lago e da figueira mais antiga da praça, que, segundo especialistas, tem entre 80 e 90 anos, 12 metros de altura e 22 metros de copa.

Aprovação de moradores e visitantes

Quem usa os espaços públicos tem aprovado:

– A mudança na Praça Nossa Senhora da Paz é grande. Havia uma parte abandonada. A praça está muito bonita, com novos equipamentos de ginástica para idosos, um parquinho mais amplo e seguro e área para cães – afirmou a dona de casa Geni Fátima Martins, de 60 anos.

Para o mexicano Mário Aliphat, a praça de Ipanema virou programa de família. Mário leva a pequena Luíza para brincar diariamente no local.

– Tudo está muito bom, sobretudo para as crianças e os idosos que frequentam o espaço – contou o morador.

A Praça Antero de Quental, no Leblon, é outra área de lazer revitalizada. A partir das obras da Linha 4. O espaço público ganhou novo projeto paisagístico, exemplares de árvores, bancos reformados e iluminação reforçada.

A área dedicada à terceira idade conta agora com novos equipamentos. E o parquinho infantil recebeu brinquedos de madeira. Junto ao parquinho está o ipê roxo adotado pelo escritor Rubem Fonseca. Além de preservar a árvore, que foi transplantada, a pedido do escritor, foi entregue um novo exemplar.

Tags:
Edições digital e impressa