Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2026

Líderes mundiais se despedem de Reagan

Sexta, 11 de Junho de 2004 às 06:56, por: CdB

Líderes mundiais e ex-dirigentes da época da Guerra Fria reúnem-se na Catedral Nacional de Washington (EUA) nesta sexta-feira para participar das cerimônias fúnebres realizadas em homenagem ao presidente Ronald Reagan, morto no sábado passado, aos 93 anos de idade.

O atual presidente norte-americano, George W. Bush, fará um discurso de 15 minutos, no qual deve se apresentar como herdeiro político de Reagan, de olho na disputa de novembro, quando se realizam eleições gerais no país.

"O presidente falará em nome do país quando nos despedirmos de um grande líder", afirmou Scott McClellan, porta-voz da Casa Branca (sede do governo dos EUA).

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, uma importante aliada de Reagan, comparecerá à cerimônia. A ex-dirigente, cujo delicado estado de saúde não lhe permite discursar, gravou uma mensagem para ser apresentada durante a cerimônia.

São esperados ainda o pai de Bush, o ex-presidente George Bush, que foi vice de Reagan, e Lech Walesa, o líder do sindicato polonês Solidariedade à época de Reagan, que mais tarde elegeu-se presidente.O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev também compareceu às cerimônias.

Reagan morreu em virtude de uma pneumonia depois de lutar durante dez anos contra o mal de Alzheimer. O dirigente despediu-se dos norte-americanos em uma carta emocionante, uma década atrás, e vivia recluso desde então, ao lado da mulher, Nancy, e dos filhos. O corpo de Reagan será levado de volta para Califórnia. O dirigente será enterrado no terreno da biblioteca que leva o nome dele e que fica ao norte de Los Angeles.

Desde a morte de Reagan, os meios de comunicação dos EUA apresentaram várias declarações sobre o legado e a personalidade do presidente. Alguns o consideraram um dos líderes norte-americanos mais importantes do século 20, cuja maior conquista foi contribuir para colocar fim à Guerra Fria.

De outro lado, Reagan também foi alvo de várias críticas. Alguns o acusaram de ignorar a epidemia de Aids, então em seu estágio inicial, de dar apoio a ditadores direitistas na América Central e de se opor a medidas de proteção ao meio ambiente e a programas sociais.

Tags:
Edições digital e impressa