Os dirigentes do PRB anunciaram nesta terça-feira, depois de encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente José Alencar, a indicação do filósofo Roberto Mangabeira Unger para uma futura secretaria, com status de ministério, que cuidára de ações de longo prazo para o governo. Formado em Direito no Rio de Janeiro, também estudou, a partir da década de 1970, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde leciona até hoje. Unger também é vice-presidente do partido.
A nova secretaria deve comandar o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e elaborar ações estratégicas para o desenvolvimento de longo prazo do pais, segundo o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ).
- A idéia é que a secretaria ocupe o que antes era feito pela secretaria de [Luiz] Gushiken. A diferença é que agora o Ipea vai ficar subordinado a ela -, afirmou o parlamentar em referência ao Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), comandado por Gushiken após sua saída da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica (Secom).
O convite para que o PRB assumisse a secretaria partiu de Lula e não resulta de pressão por cargos na reforma ministerial, segundo o presidente do partido, Vitor Paulo Araújo dos Santos.
- Em momento algum, o PRB se sentiu desprestigiado na reforma ministerial, nunca procuramos o presidente para pleitear cargos. Ele decidiu convidar o partido, propor esse processo de pensar o país. Partiu do presidente o convite -, enfatizou.
A expectativa dos dirigentes do partido é que, no início de maio, Mangabeira Unger possa assumir a secretaria. Mangabeira não participou da reunião por estar no exterior, cumprindo compromissos profissionais. Durante a crise política, ele fez críticas ao governo Lula. Segundo Crivella, o desenrolar do caso fez o filósofo mudar de idéia e aceitar o convite do presidente.
Líderes do PRB anunciam indicação de Mangabeira para nova secretaria
Terça, 24 de Abril de 2007 às 15:31, por: CdB