O Colégio de Líderes definiu, há pouco, em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), as legendas que vão presidir cada uma das 20 comissões técnicas da Casa. O critério adotado para a escolha foi o tamanho das bancadas dos partidos. O colégio, formado por líderes de todos os partidos, também definiu o tamanho das comissões. O PT, que tem a maior bancada, com 91 deputados, escolheu, e vai presidir quatro comissões: Constituição e Justiça (61 membros), Direitos Humanos e Minorias (18), Educação e Cultura (32) e Legislação Participativa (18).
Com a segunda maior bancada (85 deputados), o PMDB vai presidir três comissões: Finanças e Tributação (33), Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (40) e Trabalho, Administração e Serviço Público (25). O PFL, terceira bancada, presidirá as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (40) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (30). Ao PSDB, caberá presidir as comissões de Minas e Energia (30) e de Turismo e Desporto (19) e ao PP, as de Desenvolvimento Urbano (18) e Seguridade Social e Família (33).
O PTB ficará com a presidência das comissões de Defesa do Consumidor (21) e Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (17). Ao PL, foi destinada a presidência das comissões de Viação e Transportes (30) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (18). O PSB vai presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (21) e o PPS, a da Amazônia, Integração Nacional, e de Desenvolvimento Regional (20). O PDT ficará com Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (18).
Feita a distribuição das comissões pelos partidos, caberá agora aos lideres partidários indicar os deputados que vão compor cada uma delas. A eleição para a presidência e vice-presidência deverá ocorrer na próxima semana, quando então as 20 comissões técnicas serão insataladas.
Líderes definem partidos que vão presidir comissões da Câmara
Quarta, 23 de Fevereiro de 2005 às 18:00, por: CdB