Um líder xiita iraquiano disse nesta quinta-feira que os xiitas devem ter seu próprio estado federal reunindo todas as áreas xiitas no sul do Iraque.
- Em relação ao federalismo, creio que é necessário para formar uma região inteira no sul - disse Abdul Aziz al-Hakim, líder de um dos principais partidos xiitas no governo.
A milícia Badr, treinada pelo Irã, já havia dito pouco antes que os xiitas deveriam ter sua própria região federal no sul.
- O federalismo deve valer em todo o Iraque. Estão tentando impedir os xiitas de desfrutar do seu próprio federalismo", declarou Hadi al-Amery, chefe do movimento Badr, a dezenas de milhares de xiitas reunidos na cidade sagrada de Najaf, no sul.
- Temos de persistir em formar uma região no sul ou do contrário vamos lamentar. O que temos do governo central senão a morte? - perguntou-se.
A questão do federalismo é uma das mais polêmicas nas discussões sobre a nova Constituição do Iraque, a ser apresentada ao Parlamento até 15 de agosto.
- Precisamos do federalismo no sul a fim de garantir os nossos direitos, que os inimigos estão tentando nos impedir de ter - disse Amery.
Mas Laith Kubba, porta-voz do governo, disse que os membros da assembléia constituinte devem entregar um esboço da proposta e deixar as questões mais polêmicas para depois, o que contraria a intenção de alguns partidos, ávidos por adotarem rapidamente o federalismo.