Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Líder do PT teme interesses em jogo no processo contra Renan

Terça, 11 de Setembro de 2007 às 14:03, por: CdB

A líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SC), disse nesta terça-feira que apesar de liberar a bancada para votar "livre, leve e solta" a proposta de cassação do mandato do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), teme que o processo tenha "risco de vício, de contaminação pelos interesses que possam estar em jogo".

Ideli Salvati explicou que o que está em jogo é a vaga de presidente do Senado, que, “em tese”, pode ser ocupada por qualquer um dos 81 senadores.

— Se houver benefício para o julgador, que ele se declare impedido. Aqui está em jogo a cadeira do chefe de um poder —, afirmou.

A senadora citou como exemplo de beneficiado o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que, segundo ela, já disse que pretende concorrer à vaga de presidente da Casa se Renan Calheiros for cassado.

Ideli Salvati reafirmou que os 12 senadores petistas estão liberados para votarem de acordo com a sua convicção, e negou que haja qualquer tipo de orientação para votos contrários ou favoráveis a Renan.

—Não houve orientação em nenhum sentido —, garantiu.

A senadora afirmou que o partido é favorável ao voto e à sessão abertas, e que só irá participar de um possível acordo de líderes para abrir a sessão na quarta-feira caso o PMDB garanta que a mudança das regras não causará prejuízo à defesa de Renan Calheiros e não gerará um recurso judicial. O Regimento Interno do Senado determina que sessões para votação de perda de mandato sejam secretas.

— O acordo de líderes não substitui a regra regimental, e isso pode servir de base para uma anulação da votação —, disse.

Tags:
Edições digital e impressa