Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2026

Líder do PT pede cassação de Clodovil

Líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), entregou nesta sexta-feira uma representação contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) por quebra de decoro parlamentar. (Leia Mais)

Sexta, 11 de Maio de 2007 às 12:54, por: CdB

O líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), entregou nesta sexta-feira ao presidente da casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), uma representação contra o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) por quebra de decoro parlamentar.

De acordo com Luiz Sérgio, Clodovil foi "preconceituoso sexista e homofóbico" ao agredir verbalmente a deputada Cida Diogo (PT-RJ), durante sessão da última quarta-feira.

"O representado [Clodovil] foi e, diga-se, tem sido extremamente preconceituoso, sexista e homofóbico, no exercício do seu mandato parlamentar. Em assim agindo, o deputado desrespeitou de forma veemente, a Constituição Federal, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, incorrendo, sem prejuízo da responsabilização pela prática de crime, em quebra de decoro", diz a petição.

Na representação, o líder petista afirma ainda que o regimento determina a perda de mandato ao deputado que adotar práticas incompatíveis com o decoro parlamentar.

"A violação da lei pelo deputado atinge a própria essência do poder que o mesmo representa. Não resta qualquer dúvida que a conduta praticada pelo representado (Clodovil) se amolda perfeitamente ao tipo penal incriminador e que flagrante está a quebra do decoro parlamentar", completa a representação.

Na quinta-feira à noite, a bancada feminina da Câmara também entregou a Chinaglia uma representação exigindo o pedido de desculpas formais de Clodovil.

A briga entre Clodovil e Cida Diogo começou após afirmação do deputado, que disse que "as mulheres trabalhavam deitadas e descansavam em pé". Ofendida, a parlamentar discutiu da tribuna com o estilista e começou a recolher assinaturas para apresentar representação contra ele.

Na última quarta-feira, durante votações no plenário, Cida, aos prantos, interrompeu a sessão após nova discussão com o deputado.

Segundo ela, Clodovil disse que falava somente às mulheres bonitas, e não a ela, que "é tão feita que nem para prostituta serve" 

Clodovil admitu ter sido "antipático e cruel", mas negou que fará qualquer pedido de desculpas.

Tags:
Edições digital e impressa