As derrotas do Governo no Congresso na última semana explicitaram a falta de articulação entre o Palácio do Planalto e a base aliada. A avaliação é do próprio líder do Governo no Congresso, senador Fernando Bezerra (PTB/RN).
Em entrevista à Agência Nordeste, o parlamentar negou que a saída do ministro José Dirceu (Casa Civil) das negociações com o Congresso tenha deixado um vácuo político ainda não preenchido, mas reconhece que ainda é preciso fazer ajustes.
Prova disso foi a derrota na votação da MP dos Bingos na quarta-feira, que provocou constrangimentos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais do que isso, Bezerra admite que a disputa pela reeleição da presidência das duas Casas ajudará a aumentar os conflitos.
- Acho que em algum momento isso vai influir na base porque ela não é consolidada - disse.
Outro problema a ser discutido é o excesso de Medidas Provisórias, que impede a votação de temas importantes para o próprio Governo. Bezerra avalia que o presidente Lula deveria definir melhor quais os temas que merecem a urgência de uma Medida Provisória.
O senador potiguar ainda critica a iniciativa do Congresso Nacional de aumentar o salário mínimo, porque avalia que não é essa a saída para promover o crescimento da economia.
- Jeito o País tem, mas não fiquem pensando que é o salário mínimo que vai resolver nossos problemas - alerta.
Líder do Governo no Congresso condena falta de articulação
Segunda, 10 de Maio de 2004 às 01:09, por: CdB