Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Licitação do Engenhão será nesta quarta

Quarta, 01 de Agosto de 2007 às 09:11, por: CdB

Está confirmada para esta quarta-feira a licitação para a concessão do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. O estádio mais moderno do Rio de Janeiro deverá ser administrado por um grande clube de futebol carioca em parceria com a iniciativa privada.

Apesar da confirmação do prcesso pela Secretaria Municipal de Fazenda, não há previsão para a análise das propostas que forem entregues. Em 18 de julho, o Tribunal de Contas do Município (TCM) aprovou a investigação da concessão e solitou à prefeitura diversos esclarecimentos. Desta forma, os envelopes dos interessados poderão ser entregues, mas só serão abertos quando o TCM emitir um parecer sobre o edital.

O edital prevê a cessão do Engenhão nos próximos 20 anos e o valor mínimo do aluguel do espaço é de R$ 1.680 mensais. Foram investidos na construção do estádio R$ 380 milhões. O futuro administrador terá que se comprometer a ceder o estádio para os Jogos Olímpicos, caso o Rio ganhe a disputa para promover a competição em 2016.

O Botafogo tem boas chances de vencer a licitação. O clube formou uma parceria com empresa americana AEG Sports, especializada em gerenciar eventos e instalações esportivas. O Alvinegro também tenta conseguir o apoio de uma empresa européia para conquistar o tão sonhado estádio próprio.

O departamento jurídico do Tricolor, juntamente com o da Unimed e de um grupo de investidores estrangeiros especializados em administrar estádios, acredita que vários pontos do edital de licitação precisam ser esclarecidos. O clube não pretende apresentar uma proposta. 

O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, informou que as chances de o clube participar da disputa pelo estádio eram muito pequenas.

– Ficamos com dúvidas após estudar o edital. Vamos pedir um adiamento e sugerir mudanças para melhorar as condições. Do jeito que está hoje, o Fluminense dificilmente vai entrar – afirmou.

Apesar da solicitação do clube, a prefeitura manteve a data original.

Tags:
Edições digital e impressa