Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Licença do Ibama surpreende a Bolívia

Quarta, 11 de Julho de 2007 às 09:22, por: CdB

O governo boliviano foi pego de surpresa com a decisão do Ibama de conceder a licença prévia para a construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira, que nasce com o nome de Mamoré, na Bolívia.

Da confluência do Mamoré com o Rio Beni, ainda na Bolívia, surge o Madeira, na fronteira entre os dois países.

Na terça-feira, um dia depois do anúncio oficial do Brasil, autoridades do governo boliviano analisavam a possibilidade de divulgar uma nota de protesto, pedindo explicações pela conclusão do Ibama.

Outra alternativa em discussão era a divulgação de um comunicado em tom mais conciliador, insistindo que seja formada uma comissão bilateral para se conhecer o impacto das hidrelétricas – batizadas de Santo Antonio e Jirau - no meio ambiente boliviano.

Assessores da Presidência da República, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério de Obras Públicas da Bolívia que estudam a decisão brasileira anteciparam à BBC Brasil que o governo do presidente Evo Morales não pretende ter mais problemas com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas espera compreensão.

- Ibama? Hidrelétricas do rio Madeira? Estamos sabendo agora - afirmaram assessores do governo boliviano. - Estamos esperando, primeiro, as informações oficiais do Brasil para saber se isso é versão da imprensa ou fato. Só depois vamos comentar.

Tags:
Edições digital e impressa