O lateral esquerdo francês Bixente Lizarazu anunciou nesta quinta-feira o final de sua carreira na seleção da França, com a qual conquistou a Copa do Mundo de 1998. "Foi uma decisão difícil de tomar mas estou totalmente de acordo com Lilian Thuram de que devemos deixar o espaço para os jogadores mais jovens na Copa do Mundo de 2006", disse Lizarazu em entrevista ao jornal esportivo L'Equipe.
-Passei 12 anos na seleção. É um período da minha vida, tive grandes momentos, mas tenho plena consciência que chegou a hora de dar espaço para uma nova geração- disse Lizarazu, titular da equipe francesa campeã do mundo em 1998 e da Eurocopa de 2000.
O jogador, de 34 anos, que defenderá o Olympique de Marselha na próxima temporada, comunicou ao novo técnico da França, Raymond Domenech, sua decisão durante um almoço em Marselha.
Domenech ainda tentou convencê-lo para que continuasse jogando, mas Lizarazu disse que sua decisão tinha sido muito influenciada pela decisão de Thuram. - Com a saída de Lilian, é como se eu tivesse perdido uma das minhas pernas- disse Lizarazu. - Sua saída influenciou minha decisão, mesmo que ainda ficassem com outros jogadores, como Zidane e Barthez.