Rosberg tem 12 pontos de vantagem e será campeão se acabar a corrida entre os três primeiros, independente da posição em que terminarem os demais pilotos
Por Redação, com Reuters - de Abu Dhabi:
Lewis Hamilton conseguiu neste sábado a pole position para o grande prêmio de Abu Dhabi, que decidirá o campeonato mundial de Fórmula 1, enquanto seu companheiro de equipe e favorito ao título, Nico Rosberg, largará em segundo no domingo.
Rosberg tem 12 pontos de vantagem e será campeão se acabar a corrida entre os três primeiros, independente da posição em que terminarem os demais pilotos.
61 poles
Hamilton, que soma 61 poles na sua carreira. Tem que subir ao pódio para ter chance de ser o primeiro britânico a ganhar quatro vezes o campeonato mundial.
Ambos os pilotos venceram nove vezes nesta temporada.
O australiano Daniel Ricciardo sairá em terceiro e divide a linha com o campeão de 2007. Kimi Raikkonen, da Red Bull.
Mais rápido
Lewis Hamilton aplicou um golpe psicológico inicial em seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, na sexta-feira. Ao fazer o melhor tempos nos dois treinos livres.
O britânico, que está 12 pontos atrás do favorito ao título antes da última corrida do ano. Obteve o tempo mais rápido percorrendo o circuito de Yas Marina em 1min42s869 no início da tarde. Quando também rodou na pista, sem bater em nada.
No treino vespertino, o tricampeão cravou o tempo de 1min40s861.
Rosberg, que só precisa chegar entre os três primeiros no domingo para garantir seu primeiro título. Depois de ser derrotado por Hamilton nos dois últimos anos. Ficou em segundo lugar nos dois treinos, 0s374 atrás no primeiro e 0s079 no segundo.
Hamilton relatou algo de anormal na caixa de câmbio na sessão vespertina. Mas a Mercedes disse que a peça é uma usada só nas sextas-feiras. Portanto sem importância para a prova deste domingo.
As Red Bulls do holandês Max Verstappen e do australiano Daniel Ricciardo. Podem desempenhar um papel importante na decisão do título ficando. Entre as Mercedes, ficaram logo atrás, na terceira e quarta posições, na primeira sessão.
Verstappen ficou em quarto depois que escureceu. Sebastian Vettel conseguiu o terceiro lugar para a Ferrari, mesmo parando a 10 minutos do final.
Hamilton, que tem que subir no pódio para ter alguma chance de se tornar o primeiro tetracampeão do Reino Unido. Rosberg venceram nove corridas cada nesta temporada.