Em texto intitulado "Política econômica de Lula faz a alegria dos ricos brasileiros", o diário matutino afirma que "graças às elevadas taxas de juros e ao boom das matérias primas, o Brasil das finanças e dos negócios conhece uma era dourada".
"As fortunas brasileiras souberam tirar proveito da política econômica do governo Lula. Com o objetivo de conter a inflação, ele tem mantido as taxas de juros em níveis astronômicos, fazendo a alegria do setor financeiro", diz o Figaro.
"Envenenada pelas perspectivas de crescimento, a Bolsa de São Paulo bate todos os recordes há três anos."
O jornal reconhece que os programas sociais de Lula – como o Bolsa Família – têm ajudado a tirar muitas pessoas da pobreza. Entretanto, "não mudaram a distribuição de renda no Brasil".
"Diferente do passado, os ricos não se concentram no eixo Rio-SP. O Nordeste, região historicamente miserável – e de onde Lula é originário – conta com mais de mil milionários, que querem reproduzir a vida da elite paulista."
Segundo o diário francês, "as cópias de lojas Daslu se multiplicam em Salvador, Recife e Fortaleza, onde as coleções de bolsas Gucci se multiplicam".