Rio de Janeiro, 22 de Agosto de 2026

Lava Jato: Bumlai negocia acordo de delação premiada com MPF, diz jornal

O pecuarista José Carlos Bumlai, ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e preso pela operação Lava Jato desde novembro

Segunda, 07 de Março de 2016 às 09:59, por: CdB

O MPF quer saber de Bumlai se Lula tinha conhecimento da contratação do Grupo Schahin pela Petrobras para operar um navio-sonda

  Por Redação, com agências - de Brasília:   O pecuarista José Carlos Bumlai, ligado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e preso pela operação Lava Jato desde novembro, negocia um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), segundo reportagem do jornal Valor Econômico nesta segunda-feira.
bumlai.jpg
O pecuarista José Carlos Bumlai, preso pela operação Lava Jato desde novembro
A reportagem relata que o MPF quer saber de Bumlai se Lula tinha conhecimento da contratação do Grupo Schahin pela Petrobras para operar um navio-sonda, supostamente como contrapartida por um empréstimo milionário contraído pelo pecuarista junto ao banco Schahin que teria como destino o PT. Outro ponto de interesse dos investigadores é um sítio em Atibaia (SP), que, segundo a Lava Jato, pertence a Lula, acrescentou o jornal.

Procurador da Lava Jato

Os sucessivos vazamentos de informações sob sigilo da Operação Lava Jato já prejudicaram as investigações e podem ter resultado na destruição e ocultamento de provas, disse o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, ao ser questionado durante entrevista à imprensa na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O procurador deu entrevista para explicar a 24º fase da Operação Lava Jato, deflagrada na última sexta-feira. – O vazamento pode ter sido a origem do que nós comprovamos hoje ter sido a destruição de provas e ocultamento de documentos. Nesse momento, vamos apurar todos os vazamentos e identificar os responsáveis – disse o procurador durante entrevista coletiva sobre a nova fase da Lava Jato, chamada Operação Aletheia.  “Houve prejuízo à invesitgação da Polícia Federal”, afirmou o procurador a jornalistas. A força-tarefa da Lava Jato investiga também os indícios de que a deflagração da Operação Aletheia tenha previamente vazado para jornalistas e blogueiros, o que prejudicou os cumprimentos dos mandados pela PF, por se tratarem de ações de alta sensibilidade social. Um dos alvos da operação desta sexta-feira é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi levado para prestar depoimento no escritório da PF no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
 
Tags:
Edições digital e impressa