Rio de Janeiro, 27 de Abril de 2026

Ladrão saqueia biblioteca de comunista histórico

Todo o acervo do arquivo do comunista histórico Octávio Brandão foi roubado na noite desta terça-feira. A biblioteca estava na casa de sua filha, Dionysa Brandão. O ladrão entrou sem arrombar a porta ou forçar qualquer outra fechadura e levou apenas os documentos, nada mais. (Leia Mais)

Quarta, 04 de Janeiro de 2006 às 11:40, por: CdB

Todo o acervo do arquivo do comunista histórico Octávio Brandão foi roubado na noite desta terça-feira. A documentação encontrava-se na casa de sua filha, Dionysa Brandão. O ladrão entrou sem arrombar a porta e levou apenas os documentos, nada mais.

- Trata-se, portanto, de crime encomendado por alguém que sabe da importância e do valor destas fontes para a reconstituição da História do Brasil Contemporâneo - acredita Dionysa Brandão.

Octavio Brandão foi poeta, libertário, anarquista, comunista, e o verdadeiro precursor do petróleo no Brasil, autor de obras como Canais e Lagoas, Agrarismo e Industrialismo, Combates e Batalhas, entre outras.  Octavio Brandão foi, junto com Astrojildo Pereira, um dos formadores do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Suas idéias e sua prática eram conhecidas pelas polícias políticas que o denominavam de "farmacêutico, perigoso, agitador de operários". Foi preso inúmeras vezes, viveu no exílio por 16 anos e por muitas décadas na clandestinidade.

- Caso alguém tenha alguma notícia desta preciosa documentação, faça contato, denuncie, pois ao utilizá-la estará cometendo crime de receptação de objeto roubado - pede Dionysa.

Tags:
Edições digital e impressa