Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

Lacerda assumirá Abin e Corrêa o sucederá na PF

Quarta, 29 de Agosto de 2007 às 18:25, por: CdB

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou há pouco que o diretor da Polícia Federal (PF), Paulo Lacerda, vai dirigir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), e que o secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, assumirá a PF em seu lugar. A posse dos dois está marcada para segunda-feira.

Segundo a secretaria, a decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira em reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Tarso Genro, Lacerda e Corrêa.

Segundo biografia publicada no site do Ministério da Justiça, Luiz Fernando Corrêa é graduado em Direito pela Fundação Universidade do Rio Grande e formado pela Academia Nacional de Polícia. "Antes de assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, em novembro de 2003, coordenou o grupo de inteligência da Polícia Federal que fazia parte da força-tarefa criada para investigar e combater o crime organizado no Rio de Janeiro".

Atuou como agente de polícia federal na repressão e prevenção a entorpecentes durante 14 anos, antes de se tornar delegado, em 2005. Participou ainda da Missão Especial de Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo sendo responsável pela instalação e coordenação da área de inteligência policial no Estado, entre julho e outubro de 2002. Corrêa é responsável pela criação, em agosto de 2004, da Força Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo dar suporte aos estados no combate da violência.

Também de acordo com o ministério, Paulo Lacerda, que assume a Abin, trabalhou 15 anos como bancário, 20 como delegado da Polícia Federal e seis como assessor especial no Senado. Ingressou na PF em 1975 e ganhou notoriedade quando presidiu o principal inquérito sobre o esquema do empresário Paulo César Farias (PC Farias), no governo do presidente Fernando Collor de Mello.

Tags:
Edições digital e impressa