Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Kofi Annan pede a Lula apoio a reformas da ONU

Quinta, 31 de Março de 2005 às 09:19, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu pedido de apoio às iniciativas da reforma estrutural da organização do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, informou hoje o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. De acordo com o ministro, o pedido foi feito em um telefonema de cerca de 15 minutos.

O presidente Lula agradeceu a Annan as duas referências que existem ao Brasil em relatório enviado pelo secretário-geral à Assembléia Geral da ONU: assistência internacional e combate à pobreza.

- Uma cita o Brasil, entre outros países em desenvolvimento, como países que hoje prestam assistência a países mais pobres, porque são poucos. A outra referência tem a ver com a iniciativa sobre o combate à fome e à pobreza, e mecanismos de financiamento inovadores para combater a fome e a pobreza - disse o ministro.

Lula reiterou a Annan sua intenção de comparecer à Assembléia Geral da ONU em setembro, quando as propostas de reforma da instituição serão discutidas.

Amorim, que acompanhou a conversa telefônica, disse, depois de audiência com o presidente Lula, que "não se fez referência" ao relatório de uma comissão independente que investiga irregularidades no programa de troca de petróleo por comida no Iraque e envolve o filho do secretário-geral, Kojo:

- Evidentemente, nós ficamos muito contentes que o relatório inocenta totalmente o secretário-geral, que é o que nos importa.

Tags:
Edições digital e impressa