Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Katzav felicita Abbas

Terça, 11 de Janeiro de 2005 às 07:13, por: CdB

O presidente do Estado israelense, Moshé Katzav, felicitou, nesta terça-feira, o presidente eleito palestino, Mahmoud Abbas (Abu Mazen), por sua vitória nas eleições de domingo na Cisjordânia, em Jerusalém oriental e em Gaza.

Katzav convidou Abbas para uma reunião depois que ele se encontrar com o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, que hoje anunciou para breve um encontro com o líder palestino.

O sucessor de Yasser Arafat, que ontem estendeu "uma mão de paz aos vizinhos", confirmou a Katzav que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) "está decidida a retomar as negociações" com o novo governo de Sharon.

- Desejamos a paz o mais depressa possível. - disse o novo presidente palestino, que espera negociá-la com base no plano do Quarteto de Madri, o Mapa de Caminho, que prevê a criação de um Estado palestino independente.

Sharon disse hoje a seus ministros do partido Likud, e aos novos do Partido Trabalhista, que oferecerá a Abbas a cooperação de Israel uma vez constituído o governo palestino, e que o primeiro assunto a debater com ele é a segurança.

Tags:
Edições digital e impressa