Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2026

Justiça Federal bloqueia contas de suspeito de fraudes no BNDES

Segunda, 19 de Maio de 2008 às 16:39, por: CdB

A Justiça Federal em São Paulo vai bloquear cinco contas correntes do empresário e construtor Manuel Fernandes de Bastos Filho, suspeito de participar do esquema de fraudes em empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Bastos Filho é dono da casa de prostituição WE e é apontado pela Polícia Federal como líder da organização criminosa que fraudava empréstimos no BNDES e traficava mulheres.

Além de Bastos Filho, a Justiça Federal vai decidir sobre o bloqueio urgente das contas correntes de outras três pessoas vinculadas a ele, entre as quais, sua esposa. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, as contas correntes dos quatro acusados revelaram “movimentações atípicas”, que indicariam que Bastos Filho estaria “dilapidando o patrimônio obtido com as atividades ilícitas e mascarando sua origem”. Na investigação do MPF, só as movimentações feitas nas contas correntes da esposa de Bastos Filho, entre janeiro e maio deste ano, seriam superiores a R$ 500 mil.

Segundo informações do MPF, Bastos Filho continua foragido desde o dia 24 de abril, quando a Operação Santa Tereza foi deflagrada pela Polícia Federal.

A operação da Polícia Federal investigou uma organização crimininosa, que fazia uso de pessoas com influência política no BNDES para conseguir a liberação de empréstimos para prefeituras e empresas, e que se aproveitava de projetos falsos elaborados por uma empresa de consultoria. O dinheiro recebido do BNDES era usado em uma casa de prostituição e de tráfico de mulheres, em São Paulo, e então era legalizado (ou "lavado").
 
Nos próximos dias 21 e 26 de maio, a 2ª Vara Criminal Federal em São Paulo, especializada em investigar crimes financeiros e de lavagem de dinheiro, vai começar a ouvir os réus presos pela Polícia Federal na Operação Santa Tereza.

Tags:
Edições digital e impressa