O jornal L`Equipe, de Paris, disse em matéria publicada nesta quarta-feira que a Justiça francesa encontrou graves irregularidades no futebol do país, listando entre outras o pagamento de comissões, desrespeito às regras da concorrência e ainda abuso de posições dominantes. Um auto do Tribunal de Grande Instância de Paris teve algumas partes publicadas nesta quarta-feira no jornal L'Equipe.
O jornal esportivo considera que o auto revela a posição de privilégio de Jean-Claude Darmon, considerado o "grande tesoureiro" do futebol francês antes de deixar, em 2004, a presidência da sociedade Sportfive, líder mundial de patrocínio esportivo.
Segundo ainda o jornal, Darmon teria se beneficiado de um tratamento de privilégio por parte da Federação Francesa de Futebol (FFF) na concessão de licenças para tramitar o patrocínio da seleção francesa e seus direitos de marketing. Outro envolvido seria um ex-dirigente da Sportfiva - não identificado - que também teria favorecido a eleição de Gerard Burgoin à presidência da Liga de Futebol Profissional (LPF) em 2000.
O L'Equipe explica que este auto foi que conduziu os inspetores da Direção Geral da Concorrência a efetuar revistas em vinte clubes, empresas e órgãos vinculados ao futebol em 17 de fevereiro.
Entre as instituições e empresas que foram inspecionadas, estavam a LPF, a FFF, a União nacional de jogadores profissionais e as sociedades Sportfive, o grupo Jean-Claude Darmon e a cadeia Canal.