Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Justiça dos EUA condenam bispos da Renascer a cinco meses de prisão

Sexta, 17 de Agosto de 2007 às 14:25, por: CdB

A Justiça norte-americana condenou os fundadores da Igreja Apostótica Renascer em Cristo, Estevam e Sônia Hernandes, a cumprir cinco meses de prisão em regime fechado e mais cinco meses de prisão domiciliar nos Estados Unidos.

A sentença foi proferida nesta sexta-feira pelo juiz Federico Moreno do Tribunal Federal do Sul da Flórida.

O juiz determinou que o casal cumpra a pena de forma intercalada - na segunda-feira, Estevam vai para um presídio, enquanto Sônia fica em prisão domiciliar. Cinco meses depois as posições se invertem. A razão disso, segundo a sentença, é manter pelo menos um deles em casa para cuidar dos filhos.

Os Hernandes foram presos no dia 9 de janeiro no Aeroporto de Miami depois de tentar passar na alfândega com US$ 56,5 mil, apesar de terem declarado apenas US$ 10 mil. Ficaram presos durante dez dias, pagaram fiança e conseguiram liberdade assistida, monitorada pela polícia por tornozeleiras eletrônicas.

Em audiência no dia 8 de junho, Estevam e Sônia se declararam culpados dos crimes de evasão de divisas e conspiração para violar a lei. Em troca da confissão, eles foram dispensados de ir a julgamento em corte norte-americana, na qual, pela legislação dos Estados Unidos, poderiam ser condenados a até dez anos de prisão. Na ocasião, Sônia também chegou a chorar durante a audiência.

Nesta sexta-feira, o casal da Renascer foi novamente ouvido no tribunal. Estevam pediu misericórdia ao juiz. Aos prantos, a bispa Sônia disse que estava profundamente arrependida e se disse culpada.

Tags:
Edições digital e impressa