Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2026

Justiça do Trabalho classifica greve dos metroviários como abusiva

Sexta, 03 de Agosto de 2007 às 15:35, por: CdB

O Tribunal Regional do Trabalho, 2ª Região, decidiu que a greve dos metroviários é abusiva, por não ter sido respeitada a determinação de se manter 85% da frota do Metrô nos horários de maior movimento e de 60% nos demais horários.
 
Segundo o presidente da Seção de Dissídios Coletivos do TRT, Nelson Najar, a Justiça determinou a volta imediata ao trabalho dos grevistas. Em caso de descumprimento, eles poderão perder o emprego.
 
Os grevistas também terão o ponto cortado. A Justiça do Trabalho decidiu ainda que os grevistas terão os dias não trabalhados descontados e será aplicada uma multa de R$ 200 mil ao Sindicato dos Metroviários - R$ 100 mil para cada dia de paralisação. O dinheiro deverá ser revertido a hospitais.
 
Outra multa processual foi estipulada pelo TRT ao Sindicato dos Metroviários, que é o pagamento do valor de 5% (de uma folha de pagamento e meia do Metrô).
 
Representantes do Metrô afirmaram no tribunal que se os trabalhadores não cumprirem a decisão cumprirá a decisão da Justiça relativa à demissão.
 
O Sindicato dos Metroviários informou que às 18h, haverá uma assembléia na sede do sindicato para decidir sobre a continuação ou não da greve.
 

Tags:
Edições digital e impressa