Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Julgamento do mensalão começa amanhã

Terça, 21 de Agosto de 2007 às 13:01, por: CdB

O Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar o mensalão. Começa na quarta-feira a análise da denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, enviada em março do ano passado, de que havia uma organização criminosa de 40 pessoas especializada em desviar dinheiro público e comprar apoio político. O Supremo reservou inicialmente três dias, mas o prazo pode ser estendido se não for possível concluir o julgamento.

As sessões terão início às 10 horas, com intervalo para almoço. O relator do inquérito, ministro Joaquim Barbosa, começará o processo com a leitura de seu relatório de aproximadamente 50 páginas, um resumo do processo. Em seguida, o procurador-geral apresentará seus argumentos. Na terceira etapa, será a vez dos advogados de defesa. Na quarta e quinta etapas, os ministros começarão a decidir seus votos. Vão analisar os argumentos da defesa e ouvir as cerca de 400 páginas do voto do relator.

O tribunal deverá decidir se aceita ou não a denúncia enviada pelo procurador-geral. Os ministros vão analisar a consistência das acusações e dizer se o processo deve ou não continuar. Ninguém será condenado ou absolvido. Caso a denúncia seja acolhida, por inteiro ou em parte, os denunciados passarão a responder como réus em ação penal.

Tags:
Edições digital e impressa