Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Juiz paraense sofre 20 ameaças de morte

Quinta, 05 de Fevereiro de 2004 às 02:45, por: CdB

Em Parauapebas, sul do Pará, o juiz Jorge Antônio Ramos Vieira, que atua na Vara do Trabalho, foi alvo de pelo menos 20 ameaças de morte após comandar incursões em fazendas para libertar trabalhadores e obrigar proprietários a pagar direitos trabalhistas.

No local, vários produtores rurais da região Noroeste de Minas Gerais têm propriedades, entre eles o prefeito de Unaí, José Brás da Silva.

Uma das ameaças contra o juiz foi descoberta por acaso, quando da prisão de um pistoleiro. Seu nome estava em uma lista de futuras vítimas por contrariar o poder dos fazendeiros locais. Diante disso, o juiz foi transferido para o Fórum de Belém.

A Vara de Trabalho de Parauapebas, desde então, adotou o sistema de rodízio, quando os juízes trabalhistas permanecem no local apenas 15 dias no mês. Parauapebas é um dos lugares para onde agentes federais da força-tarefa que apuram a chacina de Unaí se deslocaram na semana passada à procura de pistas de pistoleiros que podem ter sido contratados para executar o crime.

O prefeito José Brás da Silva, 68 anos, é processado pela Justiça do Trabalho do Pará, acusado de manter trabalhadores em regime de semi-escravidão na fazenda Boa Esperança, em Parauapebas. O julgamento deverá acontecer até o final deste mês. Na semana passada, Brás se declarou 'estarrecido' ao saber que estaria sob investigação em relação às mortes dos auditores.

Tags:
Edições digital e impressa