Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Juiz do caso Saddam é assassinado

Homens armados em Bagdá mataram um juiz que trabalhava para o tribunal especial criado para julgar Saddam Hussein e seus assessores mais próximos, informaram autoridades do Ministério do Interior nesta quarta-feira. (Leia Mais)

Quarta, 02 de Março de 2005 às 05:36, por: CdB

Homens armados em Bagdá mataram um juiz que trabalhava para o tribunal especial criado para julgar Saddam Hussein e seus assessores mais próximos, informaram autoridades do Ministério do Interior nesta quarta-feira. Dois carros-bomba na capital mataram 13 soldados e feriram dezenas de outros no mais recente ataque contra as forças de segurança do Iraque.

O juiz Barawiz Mahamoud e seu filho, que trabalhava como advogado, foram baleados quando deixavam sua casa no norte de Bagdá, na terça-feira.

- Ele estava envolvido em casos que incluíam o de Saddam - disse uma autoridade.

Não está claro se o assassinato está ligado ao trabalho dele no tribunal. Esta foi a primeira morte de um membro do tribunal especial, que conta com cerca de 50 juízes, magistrados de investigação, promotores e juízes de apelação.

Mahamoud foi morto um dia depois de o tribunal apresentar suas primeiras acusações contra os réus, dizendo que tinha indícios suficientes para colocar cinco ex-autoridades do partido Baath em julgamento.

Entre os réus está um meio-irmão de Saddam, Barzan Ibrahim al-Hassan al-Tikriti, e o ex-vice-primeiro-ministro Taha Yasin Ramadan. Saddam deve ser julgado no próximo ano por crimes de guerra. 

Um carro-bomba explodiu nesta quarta-feira do lado de fora de uma base do Exército iraquiano usada como centro de recrutamento. Seis soldados foram mortos e 38 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia. Um segundo carro-bomba explodiu junto a um comboio de soldados, matando sete deles e ferindo outros dois.

As forças policiais e militares do Iraque têm sido alvo constante de ataques destinados a enfraquecer o governo apoiado pelos EUA.

Tags:
Edições digital e impressa