Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2026

Judocas brasileiros conquistam ouro e bronze no Mundial do Rio

Os brasileiros conquistaram as primeiras medalhas no Mundial de Judô, com João Gabriel Schliter que ganhou a medalha de bronze e Luciano Correa, que ficou com a medalha de ouro.

Quinta, 13 de Setembro de 2007 às 21:04, por: CdB

A seleção brasileira de judô conquistou suas primeiras medalhas no Mundial de Judô, no Rio de Janeiro, com João Gabriel Schliter — que conquistou a medalha de bronze na categoria acima de 100 kg — e Luciano Correa, que ficou com a medalha de ouro na categoria até 100 Kg.
 
O judoca João Gabriel Schliter ficou com a medalha após perder a semifinal contra um dos favoritos na sua categoria neste Mundial, o russo Tamerlan Tmenov. Nesta categoria, o ouro ficou para o francês Teddy Riner, que derrotou o russo com a pontuação de wazari (equivalente a ½ ponto ou um golpe quase perfeito).
 
Na categoria até 100 kg, o brasileiro Luciano Correa conquistou a medalha de ouro com um ippon (pontuação de golpe perfeito que encerra a luta) contra o inglês Peter Cousins. A vitória de Luciano aconteceu em uma luta bastante disputada, onde o resultado chegou a ficar empatada durante alguns momentos, porque os dois judocas receberam uma punição (shido) cada um. Luciano — agora o campeão mundial desta categoria — conseguiu reverter o empate com um ippon nos últimos minutos da luta.
 
As outras judocas brasileiras que lutaram em suas categorias no dia de hoje, Edinanci Silva e Priscila Marques, não tiveram tanta sorte e não conseguiram chegar às finais. Edinanci perdeu na disputa pelo bronze para a cubana Yurisel Laborde, enquanto Priscila Marques perdeu na repescagem para a tunisiana Nihel Chikrouho, logo após derrotar a judoca Dorigoto Tserenkhand.
 
- Minhas três lutas foram ruins, até a que eu ganhei. Estou frustrada por ter perdido para uma atleta que não tem tradição no judô (Tunísia) – desabafou Priscila, que vai lutar para conseguir a pontuação para as Olimpíadas quando disputar as competições que contam pontos para os jogos em Pequim, que são os campeonatos pan-americano e pré-olímpico.

Tags:
Edições digital e impressa