A seleção brasileira começou bem seu terceiro dia de competição no Mundial de Judô, no Rio de Janeiro, com três vitórias nas lutas eliminatórias, em direção às oitavas de final em suas categorias. Os judocas que estão abrindo o caminho em direção ao pódio são Joâo Derly, Leandro Guilheiro e Erika Miranda.
João Derly ganhou sua primeira luta do judoca da China, Wu Ritubilige. O atleta chinês ganhou a penalidade máxima por falta de combatividade, o hansoku-make, dando a vitória ao brasileiro, que foi campeão mundial no Cairo em 2005.
Na categoria até 73 kg, Leandro Guilheiro ganhou do atleta mexicano Abraham Negrete por ippon ganho com a imobilização do judoca do México, enquanto Erika Miranda — na categoria até 52 Kg — também ganhou sua primeira luta por ippon em menos de dois minutos após o início do combate.
A única nota triste até o momento foi a derrota da campeão pan-americana, Danielle Zangrando, que perdeu sua segunda luta para a atleta do Azerbaijão Kifaya Gasimova. Danielle ainda tem chance de disputar a medalha de bronze, na repescagem, mas depende do resultado dos próximos combates da judoca Gasimova. Se Gasimova continuar vencendo, Danielle vai para a disputa da repescagem.