Jovens modelos se tornaram o principal alvo do programa de acompanhamento nutricional feito pelo Centro de Atendimento e Apoio do Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
O centro existe há dez anos e em setembro passado se reuniu com seis agências de modelos para discutir a condição dessas jovens. As empresas se comprometeram a encaminhar as modelos novatas para avaliações no ambulatório.
- As novatas são mais fáceis de acompanhar, por isso esse foco. É difícil acompanhar as que vão para o exterior. Assim, elas ficam mais desprotegidas, - disse Mauro Fisberg, coordenador do centro.
Esse foi o caso da modelo Ana Carolina Reston Macan, 21, morta na última terça-feira em razão da anorexia.
A agência L'Equipe, da qual Ana Carolina fazia parte do casting, participa do convênio com a Unifesp, mas a modelo tinha o perfil que geralmente dificulta o acompanhamento: a idade e as constantes viagens. Por essas razões, a jovem não chegou a ser avaliada.
Cerca de cinco a oito modelos passam pelo ambulatório da Unifesp todas as semanas.
- Pela exigência do mercado, elas têm um comportamento de risco. Mas até hoje nunca diagnosticamos uma anoréxica, - afirmou Fisberg.
Jovens modelos são o principal alvo de universidade federal
O Centro de Atendimento e Apoio do Adolescente da Universidade Federal de São Paulo tem como principal alvo as jovens modelos. Cerca de cinco a oito meninas passam pelo ambulatório da Unifesp toda semana (Leia Mais)
Quinta, 16 de Novembro de 2006 às 09:35, por: CdB