Rio de Janeiro, 11 de Setembro de 2026

Jovens do Peru e do PT na vitória de Ollanta

Segunda, 20 de Junho de 2011 às 13:57, por: CdB

Quero parabenizar o diálogo estabelecido entre a Juventude do Partido dos trabalhadores (JPT) e os jovens que se mobilizaram pró-campanha que elegeu Ollanta Humala presidente do Peru. Na tarde desta 2ª feira, no Diretório Nacional do PT, em Brasília, reuniram-se Elvis Mori, coordenador de redes sociais da campanha "Ollanta Humala - Gana Peru", Eliana Carlín, do coletivo do movimento social no Facebook "No a Keiko" ("Não a Keiko Fujimori", a candidata da direita derrotada) e Valdemir Pascoal, secretário da JPT.

No encontro, do qual participaram os demais dirigentes da Juventude nacional petista os peruanos agradeceram o apoio dos nossos jovens (veja nota da JPT aqui) à campanha de Ollanta. Adiantaram, ainda, que a nota emitida pela juventude do PT teve repercussão na mobilização eleitoral e foi um dos pontos fundamentais para associar o apoio do PT à Ollanta.

Os peruanos observaram aos petistas que o novo governo do Peru tem muito a aprender com o nosso partido. “O PT tem muito a ensinar sobre como realizar mudanças num contexto de governo democraticamente eleito”, destacou Mori. No Peru a juventude foi a grande protagonista para a reversão de votos pró-Humala na fase final da campanha, quando as pesquisas de opinião apresentavam os dois candidatos ao 2º turno, Ollanta Humala e Keiko Fujimori tecnicamente empatados.

Com manifestações de rua e atuação nas redes sociais os jovens atraíram a intelectualidade e a classe média. Aliás, cumpre ressaltar, não só no Peru. Em todo o mundo onde ocorrem mobilizações e manifestações de protesto contra a crise econômica e por democracia, liberdade, e mudanças de paradigmas econômicos, políticos e culturais - na Europa, no Oriente Médio, no Norte da África - a juventude têm sido um dos principais atores.

Os jovens, como venho dizendo aqui no blog, tem demandas urgentes a serem atendidas e têm revelado um modo próprio de reivindicá-las e de se organizar para conquistá-las. É papel do PT pensar maneiras de interagir com essas juventudes e aproximá-las do nosso projeto de país. Por esse diálogo, mais uma vez a JPT e a juventude da campanha Gana Peru marcaram um tento que espero seja cotidiano.


Tags:
Edições digital e impressa