O presidente do Senado, José Sarney, repudiou os atos violentos durante as manifestações na Esplanada dos Ministérios contra a Reforma da Previdência e reafirmou o compromisso do Congresso com a discussão democrática das divergências.
José Sarney fez um apelo à pacificação dos ânimos e lembrou a importância do Congresso como fórum de debates. Ele defendeu equilíbrio na discussão e nas manifestações.
- É necessário um esforço da moderação, do diálogo e da busca da paz política. Nunca a exacerbação foi boa conselheira nem solução para nada - afirmou.
Sarney alertou ainda que os incidentes desta quarta-feira demonstram a vulnerabilidade do funcionamento das dependências do Congresso.
- Não podemos esquecer nunca que o Legislativo é um poder desarmado, que muitas vezes foi vitimado pela violência institucional, mas que não pode ser vitimado pela insensatez - afirmou.
O presidente do Senado salientou ainda a importância do Congresso para a democracia. "Sem o Congresso não há democracia, sem democracia não há liberdade e, sem liberdade, o cidadão não existe".
A garantia de funcionamento do Congresso, em sua opinião, é um "direito do povo" e um dever do mandato parlamentar.
Rio de Janeiro, 12 de Agosto de 2026
Edições digital e impressa